A CIÊNCIA GEOGRÁFICA É TRABALHADA NAS ESCOLAS EM GERAL DE FORMA TEÓRICA, TRAZENDO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA CIÊNCIA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. POR TANTO, É ESSENCIAL QUE EXISTA UMA DINÂMICA QUE CAUSE INTERESSE DE TODOS PELO APRENDIZADO. NESSE CONTEXTO, TÉCNICAS SIMPLES DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PODEM SER UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. ESSA PESQUISA TEM OBJETIVO PROPOR TÉCNICAS LÚDICAS PARA A REALIZAÇÃO DO MONITORAMENTO AMBIENTAL EM SALA DE AULA ATRIBUINDO FERRAMENTAS QUE AUXILIEM O ENSINO, CRIANDO E INVESTIGANDO DIÁLOGOS REFERENTES AO MONITORAMENTO. DESENVOLVENDO ASSIM, TÉCNICAS QUE VERIFICASSEM A QUALIDADE DO AR ATRAVÉS DE BIOMONITORAMENTO PASSIVO; DIALOGASSEM SOBRE A FERTILIDADE DO SOLO COM REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTO DE PH E DEMONSTRASSEM A IMPORTÂNCIA DA COBERTURA VEGETAL EM RELAÇÃO A TEMPERATURA DO SOLO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA PESQUISA FORAM REALIZADAS OFICINAS EM EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE. AS OFICINAS ATINGIRAM O OBJETIVO DA PESQUISA EM DEMOSTRAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA OS FUTUROS DISCENTES, O QUE FAVORECEU UMA MAIOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA. ALÉM DE TER AUXILIADO NO ENTENDIMENTO DE PROCESSOS NATURAIS, ONDE PODE SER DISCUTIDA A IMPORTÂNCIA DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS EM UMA DETERMINADA ÁREA.