Este artigo tem como finalidade ressaltar a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como construção da identidade da criança. O estudo alencará nossos relatos de experiências na Oficina da Brinquedoteca pelo Programa de Iniciação a Docência – PIBID no ano de 2013 da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, realizado em uma escola da cidade de Parintins-AM. Discutiremos a importância da Brinquedoteca como fator na construção da identidade da criança, com confecções de materiais pedagógicos, brinquedos, jogos e brincadeiras. Para a realização desse estudo foram feitos levantamentos bibliográficos dos autores que já tenham estudado sobre o tema, diálogo e comparações com teses, artigos, monografias e relatos de experiências já publicados. O presente estudo conclui-se que esse espaço lúdico existente na escola, não só é um leque que propicia novos conhecimentos, mas ajuda no ensino-aprendizagem e construção da identidade das crianças, um ser social, encorajado, e preparando para o crescimento e vivência no mundo.