A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NA
EDUCAÇÃO INFANTIL, COM O INTUITO DE INVESTIGAR E COMPARAR AS AÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA MANOELITO
GUIMARÃES DOMINGUES. A REFERIDA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS ÀS CRIANÇAS
ATENDIDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, IDENTIFICANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA
A INCLUSÃO, EXPANSÃO DAS COGNIÇÕES SOCIAIS, MOTORAS E AFETIVAS PARA O CICLO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO LAPIERRE
(2002), DEMO (2003), FERREIRO (1986), ENTRE OUTROS, FUNDAMENTAM O ESTUDO DO ATENDIMENTO NA
INSTITUIÇÃO. CONCLUIU-SE QUE O PRESENTE ESTUDO CONTRIBUI PARA A PROFILAXIA MENTAL DOS EDUCANDOS,
POTENCIALIZANDO UM ESPAÇO QUE POTENCIALIZA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO,
APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO, NECESSIDADES ESSENCIAIS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA SOCIEDADE EM QUE
VIVEMOS.