O trabalho em questão foi elaborado primordialmente, a partir de pesquisas e estudos sobre o uso de Analogia em sala de aula, como possível contribuição para um melhor ensino-aprendizagem. Baseado no modelo TWA (TeachingWithAnalogies) Glynn (1991), modificado por Harrison e Treagust (1994) onde estabeleceram seis passos que, idealmente levados em consideração quando se ensina com analogias, bem como, a partir de estudos, pesquisas e trabalhos coletivos que demais grupos vinculados ao Grupo de Pesquisa de Inovação Educacional, e estudos realizados nas reuniões semanais do PIBID Interdisciplinar, Área de Ensino de Ciências Naturais (AECN), um roteiro de ADA foi elaborado. No âmbito dos materiais didáticos produzidos, essa proposta visa complementar a ação inovadora do professor em sala de aula. Com o Pibid, aplicamos o roteiro de atividade didática de Analogia, numa turma de 7ª série do Ensino Fundamental. De fato, a atividade contribuiu para competência de reflexão do aluno.