ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “SOCIOLOGIA, JUVENTUDE E CIDADANIA”, INSCRITO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) DESDE FINS DE 2017. O OBJETIVO DESTE PROJETO É REALIZAR ATIVIDADES (PALESTRAS, OFICINAS E RODAS DE CONVERSA) COM ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, EVENTOS ONDE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UERJ TEM REALIZADO ALGUMAS ATIVIDADES E PARTICIPADO NO SENTIDO DE OBSERVAR A PRÁTICA DA DISCIPLINA EM MOMENTOS QUE SE DIFERENCIAM DAS AÇÕES CURRICULARES TRADICIONAIS. A INSPIRAÇÃO NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE É EVIDENTE, JÁ QUE PARTIMOS DO ENTENDIMENTO SEGUNDO O QUAL O AMBIENTE ESCOLAR DEVE SER UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO QUAL AS DIFERENÇAS, OS QUESTIONAMENTOS, AS DÚVIDAS E OS SABERES DEVEM SER ACOLHIDOS E POSTOS EM CONTATO DIALÓGICO. EM 2018 FORAM REALIZADAS 14 ATIVIDADES EM ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS DE 6 MUNICÍPIOS E EM 2019 NOVAS AÇÕES ESTÃO SENDO POSTAS EM PRÁTICA, DESTACANDO-SE 3 RODAS DE CONVERSA SOBRE INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA REALIZADAS EM DOIS COLÉGIOS DA CAPITAL FLUMINENSE E ALGUMAS PALESTRAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS QUAIS APRESENTAMOS A REALIDADE DO VESTIBULAR DA UERJ COMO PERSPECTIVA DE FUTURO E MOBILIDADE SOCIAL PARA JOVENS DE ORIGEM POPULAR. ATÉ AGOSTO DE 2019 FORAM REALIZADAS 21 ATIVIDADES. ESTE PROJETO, COM ISSO, PROPÕE O DIÁLOGO E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NUM CONTEXTO DE DESAFIOS PARA OS DIREITOS HUMANOS, BASE DAS TEMÁTICAS ABORDADAS NOS COLÉGIOS ESTADUAIS.