O presente artigo é resultante de uma prática de Campo Profissional B dentro do Curso de Pedagogia da URI, Campus de Frederico Westphalen, o qual tem como objetivo tratar sobre a importância da atuação do pedagogo em espaços não formais de aprendizagem. Entendendo que é preciso pensar a pedagogia como um processo histórico, social, filosófico, relacional e inserido no contexto atual. A metodologia utilizada para tanto foram: estudo teórico sobre aos campos de atuação pedagógica e do que trata-se por espaços formais e não-formais de aprendizagem; escolha e observação de um espaço não formal, sendo escolhido a Casa de Abrigo Aconchego da Paz do município de Seberi - RS e a construção de atividades aplicadas junto ao grupo de crianças e adolescentes usuárias deste espaço. A partir da experiência vivida pode-se afirmar que o pedagogo é um profissional capaz de atuar em diversos campos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Estas vivências contribuem, significativamente, para o crescimento pessoal e profissional.