ESSE ESTUDO BUSCA INVESTIGAR COMO ACONTECE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAR O MÉTODO DE APRENDIZAGEM, SALIENTANDO CARACTERÍSTICAS, COMPORTAMENTOS E DIFICULDADES, BEM COMO SUA CONVIVÊNCIA DENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. O AUTISMO É EXPOSTO COMO UMA SÍNDROME DO DESENVOLVIMENTO QUE SE MANIFESTA NORMALMENTE EM CRIANÇAS ANTES DOS DOIS ANOS. PARA TANTO BASEADO NESSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ACORDO COM ESSA PRÁTICA VIMOS A NECESSIDADE DE INVESTIGAR MAIS SOBRE O ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE FOI O OBJETO DE PESQUISA O ALUNO COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). TIVEMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: JEAN PIAGET (2007), GIL (2006), RODRIGUES (1997). O TIPO DE PESQUISA TRABALHADA FOI À QUALITATIVA, QUE OPORTUNIZOU COMPREENDER E INTERPRETAR O TEMA APRESENTADO. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA QUALITATIVA PERMITE QUE O INDIVÍDUO EXPRESSE LIVREMENTE SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO, NÃO TENDO COMO APRESENTAR UM RESULTADO PRECISO DOS DADOS E SIM RESULTADOS QUE PERMITAM CHEGAR O MAIS PERTO POSSÍVEL A UM MELHOR ENTENDIMENTO DA PESQUISA REALIZADA. CONCLUI-SE QUE DURANTE O PERÍODO EM QUE ASSUMIR A SALA COMO ESTAGIÁRIA PERCEBI QUE, POR PARTE DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS, É NECESSÁRIO QUE SEJA UM TRABALHO CAPAZ DE RESPEITAR SUAS DIFERENÇAS, CRIANDO ENTÃO ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS, LEVANDO EM CONTA QUE EM ALGUNS MOMENTOS A CRIANÇA COM AUTISMO NÃO COMPREENDE O QUE LHE É EXIGIDO E, TAMPOUCO, O QUANTO ESSAS SITUAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO.