A MÚSICA SEMPRE ESTEVE PRESENTE NA SOCIEDADE, COMO PARTE DAS MANIFESTAÇÕES RITUALÍSTICAS NAS CIVILIZAÇÕES PRIMITIVAS, POR OUTRO LADO, NA EDUCAÇÃO OBSERVA-SE QUE OS GREGOS VALORIZARAM A MÚSICA DE TAL MANEIRA QUE ESTA INTEGRAVA AS OUTRAS ARTES: A POESIA E A DANÇA, ALÉM DE CONSIDERÁ-LA ESSENCIALMENTE PARA O EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE. A INSERÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTITUI-SE DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, À MEDIDA QUE DISPOSITIVOS LEGAIS ORIENTAM PARA O DESENVOLVIMENTO EFETIVO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PERMITAM A CRIANÇA EXPLORAR A LINGUAGEM MUSICAL. ESTE TRABALHO FAZ PARTE DO REFERENCIAL TEÓRICO ELABORADO PARA O TRABALHO MONOGRÁFICO, O QUAL UTILIZOU-SE COMO PERCURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. PORTANTO, QUANTO A INSERÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL APRESENTA-SE O COMO PADRONIZAÇÃO DE ROTINAS, EM DATAS COMEMORATIVAS, EM REPRODUÇÃO DE GESTOS MECÂNICOS QUE INIBEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA CRIANÇA, ALÉM DE NECESSITAR DE UMA FORMAÇÃO MUSICAL PARA O(A)S PROFESSORE(A)S QUE ATUAM EM TAL INSTITUIÇÃO, POIS EM DECORRÊNCIA DA AUSÊNCIA DO CONHECIMENTO ACERCA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL FAZ COM QUE O TRABALHO COM A MÚSICA SEJA SUPERFICIAL, IMPOSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA.