O PRESENTE ESTUDO PRETENDE DISCUTIR O TRABALHO INFANTIL NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA A CERCA DA RELAÇÃO ENTRE O BAIXO DESEMPENHO E O FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE RESIDEM NO BAIRRO DO PINA E, O TRABALHO INFORMAL EXERCIDO POR ELES DURANTE O DIA; NA BUSCA DE COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL EM QUE ESSES ALUNOS ESTÃO INSERIDOS E DESENVOLVER PROJETOS QUE INTEGREM ESSES ALUNOS NA COMUNIDADE ESCOLAR CONTRIBUINDO COM POLÍTICAS AFIRMATIVAS QUE POSSAM DIMINUIR A TAXA DE EVASÃO ESCOLAR NUMA AÇÃO CONJUNTA ENTRE O CORPO DOCENTE E O PODER PÚBLICO, COM A FINALIDADE DE TRANSFORMAR A REALIDADE DESTES ADOLESCENTES E ABRIR A POSSIBILIDADE PARA QUE POSSAM CONCLUIR O ENSINO BÁSICO E SE PROFISSIONALIZAR ADEQUADAMENTE, AUMENTANDO A POSSIBILIDADE DESSES ALUNOS DE ADENTRAREM FUTURAMENTE NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL E OBTEREM ÊXITO NA VIDA PROFISSIONAL. BUSCA-SE POR MEIO DOS RESULTADOS DESTA PESQUISA REFLETIR OS IMPACTOS QUE O TRABALHO INFANTIL INFORMAL REFLETE NAS VIDAS DOS MENORES DE IDADES, QUE, POR SUA VEZ TENTAM ADMINISTRAR SUAS VIDAS E A DE SUAS FAMÍLIAS POR MEIO DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS VIVENCIADOS NO BAIRRO DO PINA.