ESTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO. A PESQUISA SURGIU DO INTERESSE EM INVESTIGARMOS COMO O USO PEDAGÓGICO DO TWITTER CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, POSSUINDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO PEDAGÓGICO DO TWITTER PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO LETRAMENTO DIGITAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE. TRAÇAMOS O PERCURSO TEÓRICO, DISCUTINDO A ORIGEM DA CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO ATÉ A DISCUSSÃO DO LETRAMENTO DIGITAL. PARA ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES, UTILIZAMOS COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO O TWITTER. A ESCOLHA DESTA REDE SOCIAL DEU-SE PELO FATO DE PESQUISAS REALIZADAS PELO CENTRE FOR LEARNING & PERFORMANCE TECHNOLOGIES APONTAREM POR TRÊS ANOS CONSECUTIVOS (2009-2011) O TWITTER COMO A MELHOR REDE SOCIAL A SER UTILIZADA PARA FINS EDUCACIONAIS. COMO METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA PESQUISA PARTICIPANTE TENDO COMO SUJEITOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. UTILIZAMOS A INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA TENDO COMO INSTRUMENTOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, PUDEMOS ANALISAR COMO OS ALUNOS CONCEBEM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DAS REDES SOCIAIS E, ESPECIFICAMENTE DO TWITTER DE FORMA GERAL, E A IMPORTÂNCIA DESSE USO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO.