ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AS VISÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – MAIS ESPECIFICAMENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE ENQUANTO FATOR RESPONSÁVEL PELAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NA ESCOLA. SABENDO QUE ESSE ASSUNTO TRAZ MUITAS CONCEPÇÕES E OPINIÕES DIFERENTES, NOSSA METODOLOGIA SE CONSISTE NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA 5 ALUNOS DO FUNDAMENTAL II E DE SÉRIES E IDADES DIFERENTES, VISANDO COMPREENDER SUAS VISÕES SOBRE ESSE ASSUNTO TÃO POLÊMICO. SOBRE O NOSSO APORTE TEÓRICO, NOS FUNDAMENTAMOS NOS ESTUDOS SOBRE HOMOSSEXUALISMO NA ESCOLA ABORDADOS POR SCOTT (1995), LIMA (2010) E EGPYTO (2003). COMO RESULTADOS PERCEBEMOS QUE A HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA AINDA É UM FATOR QUE GERA INÚMERAS DISCUSSÕES. ALGUMAS OPINIÕES PERCEBIDAS AINDA CONCEBEM ESSE TEMA COMO ALGO QUE GERA PRECONCEITO E NÃO ACEITAÇÃO. OUTRAS, PORÉM, AFIRMAM QUE O HOMOSSEXUALISMO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, E QUE CABE A CADA UM SE APROPRIAR DO QUE ACHA MELHOR PARA SI.