O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE APODI/RN. OBJETIVA COMPREENDER A CORRELAÇÃO ENTRE AS DIRETRIZES DO SISTEMA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA E O INTERESSE DE DISCENTES PELA DISCIPLINA. O PROBLEMA INVESTIGADO CONSISTE EM ENTENDER DE QUE FORMA A SOCIOLOGIA TEM SIDO CONSIDERADA NA VIDA ESCOLAR DE ALUNOS QUE CURSAM O ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, COM RECURSOS METODOLÓGICOS DO “ESTUDO DE CASO”, COM APLICAÇÃO IN LOCO DE QUESTIONÁRIOS A SUJEITOS QUE ATUAM NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS DE FORMA QUANTI-QUALITATIVA, APRESENTADAS POR MEIO DE GRÁFICOS E INTERPRETAÇÕES COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE AUTORES COMO BRANDÃO, DURKHEIM E BOURDIEU. A PARTIR DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR POSSÍVEIS APRECIAÇÕES E TAMBÉM RESISTÊNCIAS POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A DISCIPLINA, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA TANTO NO CONTEXTO ESCOLAR, QUANTO NA EXPERIÊNCIA DE VIDA DESSES ESTUDANTES.