O PRESENTE TRABALHO DISCORRE ACERCA DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PAUTADA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS E NO PROTAGONISMO ESTUDANTIL, A QUAL, ATRAVÉS DA ANÁLISE AMPLA, FUNDAMENTADA E CONTEXTUALIZADA NA VIDA E OBRA DE ARTISTAS VIVOS (ESCOLHIDOS PELOS ESTUDANTES), NASCIDOS OU RADICADOS NO ESTADO PARAIBANO E QUE ESTEJAM FORA DO CIRCUITO MIDIÁTICO NACIONAL, BUSCA O (RE)CONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DAS RIQUEZAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, CULTURAL E IMATERIAL DA PARAÍBA. ESTA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA VEM SENDO DESENVOLVIDA, INTERDISCIPLINARMENTE, NA DISCIPLINA DE ARTE, DESDE O ANO DE 2011, COM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO 6º AO 9º ANOS), DO ENSINO MÉDIO E DA EJA. AO LONGO DOS ANOS, AS ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ADOTADAS, ESTIMULARAM E POSSIBILITARAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA E APROXIMAÇÃO COM OS ARTISTAS, FOMENTANDO À LEITURA E À ESCRITA, OPORTUNIZANDO E AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E ARTÍSTICAS DOS ALUNOS, ALÉM DO DIÁLOGO COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DAS IDENTIDADES CULTURAIS: SENSIBILIZANDO, CONSCIENTIZANDO E COMBATENDO PRECONCEITOS POR MEIO DA ARTE; DESCOBRINDO NOVOS TALENTOS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO E ENRIQUECIMENTO INTELECTUAL E, DESTA FORMA, PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS EDUCANDOS.