O ARTIGO SE PONTUA EM ANALISAR DE FORMA COMPARATIVA A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA, NUMA AULA DE HISTÓRIA DO BRASIL, ABRANGENDO O TEMA HISTÓRIA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. POR MEIO EMPÍRICO, COMPREENDER COMO OS DISCENTES SE VINCULAM COM A METODOLOGIA DE ENSINO QUE LHES SÃO POSTAS E ANALISAR COMO A ABSORÇÃO DE CONTEÚDOS SE DIFUNDEM POR DOIS MÉTODOS APRESENTADOS NA PESQUISA. O PRIMEIRO, UMA ABORDAGEM CONVENCIONAL DE ENSINO, NA QUAL OS ALUNOS JÁ TÊM CONTATO E, NO SEGUNDO, UMA ABORDAGEM POR UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS). ESTE ESTUDO ESTÁ FUNDAMENTADO NAS OBRAS DE AUTORES QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, O QUE DAR A ESTE TRABALHO UM TEOR DE CIENTIFICIDADE. NESTA ANÁLISE, PÔDE-SE COMPREENDER QUE A FORMA TRADICIONAL É EFICAZ, CONTUDO, APONTA ALGUMAS DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS. NOTA-SE, PORÉM, COMO OS HQS INSTIGAM UMA PARTICIPAÇÃO MAIOR COM OS CONTEÚDOS APRESENTADOS, RESULTANDO EM UMA AULA MAIS PRAZEROSA PARA OS DISCENTES E UMA COMPREENSÃO MAIS FÁCIL DE TERMOS, DATAS E CONCEITOS MAIS COMPLEXOS.