OS ELEMENTOS GRAMATICAIS SÃO FADADOS À ANÁLISES QUE PRIORIZAM A FORMA PELA FORMA, DESCONSIDERANDO A FUNÇÃO E/OU AS MOTIVAÇÕES QUE OS FALANTES DA LÍNGUA TIVERAM PARA AS UTILIZAR EM DETERMINADAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. PARTINDO DISSO, ESSE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA SER REALIZADA EM SALA DE AULA, COM BASE NOS USOS SEMÂNTICOS-SINTÁTICOS DO VERBO PASSAR QUE CHEGA AOS USOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS. PAUTAMO-NOS NA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU) POR SER UMA TEORIA QUE ESTUDA O FENÔMENO LINGUÍSTICO BASEADO NO USO, BUSCANDO NO CONTEXTO DISCURSIVO AS MOTIVAÇÕES PARA OS FATOS DA LÍNGUA, UMA VEZ QUE, O USO AO LONGO DO TEMPO É QUE DÁ FORMA AO SISTEMA LINGUÍSTICO, REAFIRMANDO, ASSIM, QUE AS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS SÃO MOTIVADAS PELO ATO COMUNICATIVO. FUNDAMENTA-NOS, PRINCIPALMENTE, EM FURTADO DA CUNHA, BISPO E SILVA (2013) E FURTADO DA CUNHA, COSTA & CEZARIO (2003) QUE DISCORREM SOBRE A TEORIA FUNCIONALISTA E EM JORDÃO (2011) E PEREIRA (2017) QUE APRESENTAM ESTUDOS SOBRE O VERBO PASSAR. POR FIM, APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM NOS MEIOS MAIS ACESSÍVEIS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM QUE DEMONSTRA VÁRIAS FUNÇÕES PARA A FORMA DO VERBO PASSAR, O QUAL PODEMOS DIZER QUE ESTAR EM ESTADO DE GRAMATICALIZAÇÃO.