RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1356 "inscrito_id" => 704 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "AS ÁREAS BÁSICAS DO ENSINO SUPERIOR SÃO DIVIDIDAS EM LICENCIATURA E BACHARELADO, SENDO EM DIVERSOS PONTOS DISTINTAS ENTRE SI CONFORME O PERFIL DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL. DE MANEIRA GERAL OS CURSOS DE LICENCIATURA PREPARAM O PROFISSIONAL PARA ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ OS CURSOS DE BACHARELADO PARA ÁREAS ACADÊMICAS, TECNOLÓGICAS E PESQUISA. NO ENTANTO, AMBOS ENSINOS DE GRADUAÇÃO POSSUEM, EM SUAS DIRETRIZES CURRICULARES, O PROGRAMA DE MONITORIA QUE SURGIU COMO UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR PEDAGÓGICA DOS CURSOS PARA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. A MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA AO ALUNO MONITOR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE PELA DOCÊNCIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO, ALÉM DE PROMOVER A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS. A CITOGENÉTICA É A ÁREA DA GENÉTICA QUE ESTUDA OS CROMOSSOMOS, SUA ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E PAPEL NA EVOLUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS. DESSE MODO, A DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” É ESSENCIAL AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COMO A MONITORIA É UMA ATIVIDADE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O APOIO DOCENTE E PARA A FORMAÇÃO DISCENTE COMPLEMENTAR, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DA MONITORA NA DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA, ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO MONITOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MONITORIA, GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID704_13082019163928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SEVERINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA" "autor_email" => "fatima.santos.ufpe@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1356 "inscrito_id" => 704 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "AS ÁREAS BÁSICAS DO ENSINO SUPERIOR SÃO DIVIDIDAS EM LICENCIATURA E BACHARELADO, SENDO EM DIVERSOS PONTOS DISTINTAS ENTRE SI CONFORME O PERFIL DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL. DE MANEIRA GERAL OS CURSOS DE LICENCIATURA PREPARAM O PROFISSIONAL PARA ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ OS CURSOS DE BACHARELADO PARA ÁREAS ACADÊMICAS, TECNOLÓGICAS E PESQUISA. NO ENTANTO, AMBOS ENSINOS DE GRADUAÇÃO POSSUEM, EM SUAS DIRETRIZES CURRICULARES, O PROGRAMA DE MONITORIA QUE SURGIU COMO UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR PEDAGÓGICA DOS CURSOS PARA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. A MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA AO ALUNO MONITOR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE PELA DOCÊNCIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO, ALÉM DE PROMOVER A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS. A CITOGENÉTICA É A ÁREA DA GENÉTICA QUE ESTUDA OS CROMOSSOMOS, SUA ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E PAPEL NA EVOLUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS. DESSE MODO, A DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” É ESSENCIAL AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COMO A MONITORIA É UMA ATIVIDADE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O APOIO DOCENTE E PARA A FORMAÇÃO DISCENTE COMPLEMENTAR, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DA MONITORA NA DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA, ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO MONITOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MONITORIA, GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID704_13082019163928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SEVERINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA" "autor_email" => "fatima.santos.ufpe@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }