AS ÁREAS BÁSICAS DO ENSINO SUPERIOR SÃO DIVIDIDAS EM LICENCIATURA E BACHARELADO, SENDO EM DIVERSOS PONTOS DISTINTAS ENTRE SI CONFORME O PERFIL DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL. DE MANEIRA GERAL OS CURSOS DE LICENCIATURA PREPARAM O PROFISSIONAL PARA ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ OS CURSOS DE BACHARELADO PARA ÁREAS ACADÊMICAS, TECNOLÓGICAS E PESQUISA. NO ENTANTO, AMBOS ENSINOS DE GRADUAÇÃO POSSUEM, EM SUAS DIRETRIZES CURRICULARES, O PROGRAMA DE MONITORIA QUE SURGIU COMO UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR PEDAGÓGICA DOS CURSOS PARA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. A MONITORIA ACADÊMICA É UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA AO ALUNO MONITOR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE PELA DOCÊNCIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO, ALÉM DE PROMOVER A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS. A CITOGENÉTICA É A ÁREA DA GENÉTICA QUE ESTUDA OS CROMOSSOMOS, SUA ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E PAPEL NA EVOLUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS. DESSE MODO, A DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” É ESSENCIAL AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COMO A MONITORIA É UMA ATIVIDADE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O APOIO DOCENTE E PARA A FORMAÇÃO DISCENTE COMPLEMENTAR, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DA MONITORA NA DISCIPLINA DE “INTRODUÇÃO A CITOGENÉTICA” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA, ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO MONITOR.