ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA LEITURA E REFLEXÃO DE LIVROS E TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR ESCRITORAS(ES) NEGRAS(OS) E/OU QUE RESSALTARAM A FIGURA DO NEGRO ENQUANTO SUJEITO DA HISTÓRIA. O ESTUDO FAZ PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) E ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. O OBJETIVO DO PROJETO É CRIAR UM GRUPO DE LEITURA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFPB, BUSCANDO DIALOGAR E REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, TOMANDO COMO APORTE TEÓRICO A LEI Nº 10.639, DE 09.01.2003, QUE MODIFICOU A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) Nº 9.394/96, TORNANDO OBRIGATÓRIO O ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O TRABALHO VISA INSERIR PRÁTICAS COTIDIANAS QUE VALORIZEM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E COMBATAM ATITUDES RACISTAS. FORAM REALIZADAS CAPACITAÇÕES COM A EQUIPE DE TRABALHO, PESQUISA E SELEÇÃO DE MATERIAL DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PROPOSTA. O GRUPO DE TRABALHO VEM OPORTUNIZANDO MOMENTOS DINÂMICOS DE APRENDIZAGEM SOBRE A HISTÓRIA, CULTURA E LITERATURA AFRODESCENDENTE A PARTIR DE ENCONTROS REALIZADOS SEMANALMENTE NA ESCOLA. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO ESTIMULE A REFLEXÃO CRÍTICA, ESTIMULE O GOSTO E HÁBITO DA LEITURA NOS PARTICIPANTES.