ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA.