Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS

Palavra-chaves: ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62418
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2328
    "inscrito_id" => 945
    "titulo" => """
      REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT:\r\n
      A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
      """
    "resumo" => "ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID945_16082019102502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO CAVALCANTI"
    "autor_email" => "richardcavalcanti@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62418
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2328
    "inscrito_id" => 945
    "titulo" => """
      REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT:\r\n
      A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
      """
    "resumo" => "ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID945_16082019102502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO CAVALCANTI"
    "autor_email" => "richardcavalcanti@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.