O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS CIDADÃOS SEJAM CAPAZES DE ENTENDEREM OS CONCEITOS BIOLÓGICOS E CONSIGAM APLICAR EM SUAS VIDAS. DESSA FORMA, APESAR DAS VANTAGENS SOCIAIS E PESSOAIS QUE O ENSINO PODE LEVAR É POSSÍVEL VER O DISTANCIAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. POR TANTO, A APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DOS JOVENS AO ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA ESTÁ RELACIONADO A MOTIVAÇÃO, ALUNOS MOTIVADOS E INTERESSADOS TORNAM-SE MAIS PRÓXIMO DO ENSINO O QUE FACILITA A APRENDIZAGEM E O DESEMPENHO. NESTA PERSPECTIVA, ESTAR MOTIVADO PODE SER O GÁS NECESSÁRIO PARA A INTERAÇÃO DOS ALUNOS POSITIVAMENTE NA SALA DE AULA E A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO PASSADOS PODEM INFLUENCIAR A MOTIVAÇÃO OU A DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR. SENDO ASSIM, METODOLOGIAS DIFERENTE DA TRADICIONAL PODEM SER UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR ESSE ALUNO MAIS ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TENDO POR OBJETIVO É CARACTERIZAR A APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO DOS ESTUDANTES PARA COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS E DAS REFLEXÕES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO VEM CONTRIBUIR TANTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA COMO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DA ÁREA, FAZENDO UM RELAÇÃO DA APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DO ENSINO.