SANTOS, Eliane Dos et al.. Prática de letramento literário no ensino médio. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62109>. Acesso em: 22/11/2024 14:45
TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, REALIZADA DURANTE A VIGÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/2018.2), NA ÁREA DE LETRAS, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL). ASSIM, O OBJETIVO TRAÇADO É LEVANTAR O NÚMERO DE ALUNOS LEITORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO QUE ESTÁ INSERIDA NO PROGRAMA, SENDO TRÊS TURMAS PARTICIPANTES, TOTALIZANDO CEM ALUNOS. A PARTIR DISSO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS A FIM DE IDENTIFICAR SE OS ALUNOS ALÉM DE ALFABETIZADOS, ESTÃO INSERIDOS NO LETRAMENTO LITERÁRIO, UMA VEZ QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A ESCOLA MEDIAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONSEQUENTEMENTE, DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ATUANTES DENTRO DA SOCIEDADE. NO ENTANTO, OS RESULTADOS APONTADOS É QUE A MINORIA DOS ALUNOS SE CONSIDERA LEITORES, DESSE MODO, A MAIORIA NÃO DESENVOLVE AS HABILIDADES DE LEITURA E COMO CONSEQUÊNCIA O ALUNO NÃO CONSEGUE COMPREENDER E INTERPRETAR DE FORMA EFICAZ O TEXTO. PORTANTO, O PRÓXIMO PASSO DA PESQUISA É A INTERVENÇÃO, OBJETIVANDO O CONTATO DO ALUNO COM O TEXTO, PERPASSANDO POR QUATRO PASSOS: MOTIVAÇÃO, INTRODUÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO, SEQUÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR COSSON (2006). NESSE SENTIDO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PAUTA-SE EM COSSON (2006), CANDIDO (1972), CEREJA (2005), TODOROV (2010), SOUZA E COSSON (2011), LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, A FUNÇÃO DA LITERATURA NA VIDA DO ALUNO E O MODO COMO SE TEM TRABALHADO O ENSINO DE LITERATURA.