O PRESENTE ARTIGO DISCUTE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, EM BUSCA DE PERCEBER AS INTENCIONALIDADES DA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR, A PARTIR DA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO OFERTADO NA UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CPTL - CAMPUS DE TRÊS LAGOAS. A PESQUISA VINCULA AS CATEGORIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, INERENTES À PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA, ÀS CATEGORIAS SABERES DOCENTES, PRÁTICA DOCENTE E IDENTIDADE DOCENTE AMPLAMENTE EVIDENCIADAS COMO CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, POR AUTORES COMO SHULMAN (1996), FIORENTINI (1998), TARDIF (2002) E CANDAU E LELIS (1995). METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA SE ESTRUTURA COMO EXERCÍCIO DIALÉTICO, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL, CAPAZ DE INDICAR AS CARACTERÍSTICAS MANIFESTAS E AS INTENCIONALIDADES NEM SEMPRE EXPLÍCITAS NAS NORMATIZAÇÕES E PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O TRABALHO APONTA PARA INDÍCIOS DE (DES)ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, IDENTIFICADOS PELO REFERIDO ALCANCE DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE.