Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA MODELO AUGUSTINHO BRANDÃO, COCAL DOS ALVES, PIAUÍ

Palavra-chaves: MODELO DE ENSINO, AVALIAÇÃO, DOCENTES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59054
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5320
    "inscrito_id" => 14244
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA MODELO AUGUSTINHO BRANDÃO, COCAL DOS ALVES, PIAUÍ"
    "resumo" => "UM MODELO DE ENSINO DE BIOLOGIA QUE VEM ALCANÇANDO EXCELENTES RESULTADOS É O EMPREGADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AUGUSTINHO BRANDÃO, LOCALIZADA EM COCAL DO ALVES, NO INTERIOR DO PIAUÍ, COM EXPRESSIVOS RESULTADOS EM VESTIBULARES EM GERAL. COM ISSO, TORNA-SE IMPORTANTE UMA ANÁLISE NAS AULAS REALIZADAS POR PROFESSORES DESTA ESCOLA, PARA QUE TAL MODELO POSSA SER EMPREGADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DE DETERMINADAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA, UTILIZANDO UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES, ALÉM DE OBSERVAÇÕES FEITAS NAS SALAS DE AULA. ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A VISÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO PERCEPTÍVEL A VARIEDADE NA UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS ARTIFÍCIOS A FIM DE OBTER ATENÇÃO POR PARTE DO ALUNADO, QUE POR SUA VEZ CORRESPONDE AOS ESFORÇOS TORNANDO-SE PARTICIPATIVO NAS AULAS MINISTRADAS, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É PARTINDO DESSA PREMISSA QUE SE SUGERE O PRESENTE MODELO A SER ANALISADO E APLICADO POR PROFISSIONAIS CUJAS EXPERIÊNCIAS NÃO ESTÃO SENDO SATISFATÓRIAS, VISANDO À OBTENÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELO DE ENSINO, AVALIAÇÃO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14244_02102019221903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILHA VIEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MARILHA VIEIRA"
    "autor_email" => "marilhabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59054
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5320
    "inscrito_id" => 14244
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA MODELO AUGUSTINHO BRANDÃO, COCAL DOS ALVES, PIAUÍ"
    "resumo" => "UM MODELO DE ENSINO DE BIOLOGIA QUE VEM ALCANÇANDO EXCELENTES RESULTADOS É O EMPREGADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AUGUSTINHO BRANDÃO, LOCALIZADA EM COCAL DO ALVES, NO INTERIOR DO PIAUÍ, COM EXPRESSIVOS RESULTADOS EM VESTIBULARES EM GERAL. COM ISSO, TORNA-SE IMPORTANTE UMA ANÁLISE NAS AULAS REALIZADAS POR PROFESSORES DESTA ESCOLA, PARA QUE TAL MODELO POSSA SER EMPREGADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DE DETERMINADAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA, UTILIZANDO UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES, ALÉM DE OBSERVAÇÕES FEITAS NAS SALAS DE AULA. ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A VISÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO PERCEPTÍVEL A VARIEDADE NA UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS ARTIFÍCIOS A FIM DE OBTER ATENÇÃO POR PARTE DO ALUNADO, QUE POR SUA VEZ CORRESPONDE AOS ESFORÇOS TORNANDO-SE PARTICIPATIVO NAS AULAS MINISTRADAS, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É PARTINDO DESSA PREMISSA QUE SE SUGERE O PRESENTE MODELO A SER ANALISADO E APLICADO POR PROFISSIONAIS CUJAS EXPERIÊNCIAS NÃO ESTÃO SENDO SATISFATÓRIAS, VISANDO À OBTENÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELO DE ENSINO, AVALIAÇÃO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14244_02102019221903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILHA VIEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "MARILHA VIEIRA"
    "autor_email" => "marilhabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UM MODELO DE ENSINO DE BIOLOGIA QUE VEM ALCANÇANDO EXCELENTES RESULTADOS É O EMPREGADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AUGUSTINHO BRANDÃO, LOCALIZADA EM COCAL DO ALVES, NO INTERIOR DO PIAUÍ, COM EXPRESSIVOS RESULTADOS EM VESTIBULARES EM GERAL. COM ISSO, TORNA-SE IMPORTANTE UMA ANÁLISE NAS AULAS REALIZADAS POR PROFESSORES DESTA ESCOLA, PARA QUE TAL MODELO POSSA SER EMPREGADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DE DETERMINADAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA, UTILIZANDO UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES, ALÉM DE OBSERVAÇÕES FEITAS NAS SALAS DE AULA. ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A VISÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO PERCEPTÍVEL A VARIEDADE NA UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS ARTIFÍCIOS A FIM DE OBTER ATENÇÃO POR PARTE DO ALUNADO, QUE POR SUA VEZ CORRESPONDE AOS ESFORÇOS TORNANDO-SE PARTICIPATIVO NAS AULAS MINISTRADAS, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É PARTINDO DESSA PREMISSA QUE SE SUGERE O PRESENTE MODELO A SER ANALISADO E APLICADO POR PROFISSIONAIS CUJAS EXPERIÊNCIAS NÃO ESTÃO SENDO SATISFATÓRIAS, VISANDO À OBTENÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.