UM MODELO DE ENSINO DE BIOLOGIA QUE VEM ALCANÇANDO EXCELENTES RESULTADOS É O EMPREGADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AUGUSTINHO BRANDÃO, LOCALIZADA EM COCAL DO ALVES, NO INTERIOR DO PIAUÍ, COM EXPRESSIVOS RESULTADOS EM VESTIBULARES EM GERAL. COM ISSO, TORNA-SE IMPORTANTE UMA ANÁLISE NAS AULAS REALIZADAS POR PROFESSORES DESTA ESCOLA, PARA QUE TAL MODELO POSSA SER EMPREGADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DE DETERMINADAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM TRÊS PROFESSORES DA ESCOLA, UTILIZANDO UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES, ALÉM DE OBSERVAÇÕES FEITAS NAS SALAS DE AULA. ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A VISÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO PERCEPTÍVEL A VARIEDADE NA UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS ARTIFÍCIOS A FIM DE OBTER ATENÇÃO POR PARTE DO ALUNADO, QUE POR SUA VEZ CORRESPONDE AOS ESFORÇOS TORNANDO-SE PARTICIPATIVO NAS AULAS MINISTRADAS, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É PARTINDO DESSA PREMISSA QUE SE SUGERE O PRESENTE MODELO A SER ANALISADO E APLICADO POR PROFISSIONAIS CUJAS EXPERIÊNCIAS NÃO ESTÃO SENDO SATISFATÓRIAS, VISANDO À OBTENÇÃO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.