Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA: CARA A CARA COM ARTRÓPODES

Palavra-chaves: ARTRÓPODES, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS MINISTRADOS EM SALA, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUE SEJAM CRIATIVAS, DIFERENCIADAS, ATRATIVAS E DINÂMICAS, E A TECNOLOGIA CARA A CARA COM ARTRÓPODES BASEADA NO JOGO ORIGINÁRIO CARA A CARA É UM EXEMPLO, ONDE OS ALUNOS PODERÃO ENTENDER OS ASSUNTO ATRAVÉS DESTA TECNOLOGIA. O OBJETIVO É TER UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E A DISCIPLINA, COM O INTUITO DE QUE SEJA UM APRENDIZADO MAIS ATRATIVO, ONDE AS CARACTERÍSTICAS DOS CLADOS SEJAM FIXADA DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA. A TECNOLOGIA INCLUI DOIS TABULEIROS COM 24 CARTAS EM CADA TABULEIRO COM A FOTO E O NOME DOS ARTRÓPODES E UM BARALHO COM 24 CARTAS CONTENDO OS MESMOS ANIMAIS DO TABULEIRO (AS CARTAS INCLUI AS CLASSES DOS: ARACNÍDEOS, MIRIÁPODES, CRUSTÁCEOS E HEXÁPODES), A PARTIDA INICIA COM CADA GRUPO ESCOLHENDO UMA CARTA EMBARALHADA DO MONTE SEM MOSTRÁ-LA. \r\n
      OBSERVOU-SE QUE APÓS A PARTIDA DO JOGO, OS ALUNOS POSSUÍAM A HABILIDADE DE ASSOCIAR ESSES ESPÉCIMES COM SUAS RESPECTIVAS CLASSES E CARACTERÍSTICAS. A LIGAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS EXIBIDOS NAS CARTAS ESTIMULAM A CURIOSIDADE, A AUTOCONFIANÇA, AUTONOMIA E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS MINISTRADOS EM SALA, SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUE SEJAM CRIATIVAS, DIFERENCIADAS, ATRATIVAS E DINÂMICAS, E A TECNOLOGIA CARA A CARA COM ARTRÓPODES BASEADA NO JOGO ORIGINÁRIO CARA A CARA É UM EXEMPLO, ONDE OS ALUNOS PODERÃO ENTENDER OS ASSUNTO ATRAVÉS DESTA TECNOLOGIA. O OBJETIVO É TER UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E A DISCIPLINA, COM O INTUITO DE QUE SEJA UM APRENDIZADO MAIS ATRATIVO, ONDE AS CARACTERÍSTICAS DOS CLADOS SEJAM FIXADA DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA. A TECNOLOGIA INCLUI DOIS TABULEIROS COM 24 CARTAS EM CADA TABULEIRO COM A FOTO E O NOME DOS ARTRÓPODES E UM BARALHO COM 24 CARTAS CONTENDO OS MESMOS ANIMAIS DO TABULEIRO (AS CARTAS INCLUI AS CLASSES DOS: ARACNÍDEOS, MIRIÁPODES, CRUSTÁCEOS E HEXÁPODES), A PARTIDA INICIA COM CADA GRUPO ESCOLHENDO UMA CARTA EMBARALHADA DO MONTE SEM MOSTRÁ-LA. OBSERVOU-SE QUE APÓS A PARTIDA DO JOGO, OS ALUNOS POSSUÍAM A HABILIDADE DE ASSOCIAR ESSES ESPÉCIMES COM SUAS RESPECTIVAS CLASSES E CARACTERÍSTICAS. A LIGAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS EXIBIDOS NAS CARTAS ESTIMULAM A CURIOSIDADE, A AUTOCONFIANÇA, AUTONOMIA E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS.

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