A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA ESTÁ PRESENTE NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA HÁ MUITOS ANOS. COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA DIGITAL, SIMULADORES COMPUTACIONAIS QUE PROCURAM REPRODUZIR NA TELA DO COMPUTADOR O QUE ACONTECE EM LABORATÓRIOS REAIS APARECERAM PARA CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO. O TRABALHO AQUI ESCRITO TEM COMO OBJETIVO RELATAR QUATRO AULAS QUE UTILIZARAM COMO PRINCIPAL METODOLOGIA EXPERIMENTOS E SIMULADORES COMPUTACIONAIS E ANALISAR QUALITATIVAMENTE DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS ALUNOS DESTAS AULAS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS REAFIRMAM AS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DE FÍSICA ABORDADO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E APONTAM A IMPORTÂNCIA QUE OS MESMOS ATRIBUEM AO ENSINO BASEADO NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS E SIMULADORES COMPUTACIONAIS. POR FIM, INDICAMOS QUE ESSAS DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO SÃO RELEVANTES TANTO PARA O AMADURECIMENTO DOS CONCEITOS DE FÍSICA QUANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES POR PARTE DOS ESTUDANTES E QUE O POUCO USO DE EXPERIMENTOS E SIMULADORES PODE SER REMEDIADO ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE AÇÕES INOVADORAS POR PARTE DOS PROFESSORES E DA ESCOLA.