A DISLEXIA É UM TRANSTORNO GENÉTICO E HEREDITÁRIO E ESTÁ PRESENTE EM, APROXIMADAMENTE 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL. CARACTERIZA PELA DIFICULDADE DO INDIVÍDUO DE DECODIFICAR SÍMBOLOS, LER, ESCREVER, SOLETRAR, CANTAR, COMPREENDER TEXTO, CONHECER AS LETRAS, EXERCER TAREFAS RELACIONADAS Á COORDENAÇÃO MOTORA; E PELO HABITO DE TROCAR, INVERTER, OMITIR OU ACRESCENTAR LETRAS/PALAVRAS AO ESCREVER. AS CONSEQUÊNCIAS PARA UMA PESSOA SÃO, SOCIAIS PORQUE VIVE NA SOCIEDADE SEM DOMINAR A LEITURA É COMO PORTAR UM TIPO DE CEGUEIRA, QUE IMPEDE AS MAIS SIMPLES ATIVIDADES. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O EFEITO DA DISLEXIA NA VIDA DE UMA CRIANÇA DE 12 ANOS. INICIALMENTE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E, EM SEGUIDA, O ESTUDO DO CASO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O DESCONHECIMENTO DA DISLEXIA PELA EQUIPE PEDAGÓGICA DAS ESCOLARES PODE ABALAR DE MANEIRA EXTREMAMENTE NEGATIVA A AUTOESTIMA E O DESEMPENHO DE UMA CRIANÇA., ISOLAMENTO BAIXA AUTO ESTIMA. ESTE RELATO DE CASO TEVE COMO OBJETIVOS ANALISAR FATORES QUE DIFICULTARAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENCONTRAR FORMAS DE INTERVENÇÃO ADEQUADAS ÀS CARACTERÍSTICAS LEVANTADAS COM O PROPÓSITO DE MELHORAR SUA AUTOESTIMA.