DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES CAUSADAS PELAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM NOSSA SOCIEDADE E
CONSEQUENTEMENTE NOS ESPAÇOS ESCOLARES, O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O
ENSINO DO COSSENO NO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO UTILIZANDO DO SOFTWARE GEOGEBRA. CONFORME APONTA BRASIL
(2000; 2017) AS TECNOLOGIAS PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AUXILIAR ALUNOS E PROFESSORES NO
ESTUDO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. NESSA PERSPECTIVA, LOPES (2013) ENFATIZA QUE SOFTWARES DE GEOMETRIA
DINÂMICA POSSIBILITAM TRANSFORMAR A MANEIRA COMO OS CONHECIMENTOS SÃO CONCEBIDOS, DEVIDO AOS
ASPECTOS VISUAIS CAUSADOS PELAS ROTAÇÕES, ANIMAÇÕES E MANIPULAÇÃO DOS OBJETOS CONSTRUÍDOS. ASSIM, O
OBJETIVO DESSA ATIVIDADE É PRODUZIR UMA APRENDIZAGEM DINÂMICA DO COSSENO, ILUSTRANDO OS VALORES QUE
O COSSENO ASSUME EM GRAUS E RADIANOS. ALÉM DO MAIS, DIANTE DE POSSÍVEIS DIFICULDADES QUANTO A
EXISTÊNCIA DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, O PROFESSOR PODE UTILIZAR A CONSTRUÇÃO NO APP DO
GEOGEBRA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, SENDO UM IMPORTANTE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE SUA AULA. PARA
ORIENTAR PROFESSORES E ALUNOS, A PROPOSTA ILUSTRA PASSO A PASSO QUAIS AS AÇÕES (FERRAMENTAS) DEVEM SER
EMPREGADAS NA CONSTRUÇÃO, AO MESMO TEMPO EM QUE PROPÕEM A REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO
NECESSÁRIOS E OS NOVOS CONHECIMENTOS QUE SÃO ADQUIRIDOS.