ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES.