Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL

Palavra-chaves: LEITURA, LIVRO DIGITAL, LIVRO FÍSICO, CLUBE DE LEITURA, CLUBE DE LEITURA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60936
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1006
    "inscrito_id" => 7403
    "titulo" => """
      LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO\r\n
      LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE\r\n
      SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL
      """
    "resumo" => "ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO DIGITAL, LIVRO FÍSICO, CLUBE DE LEITURA, CLUBE DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7403_07082019140010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIO CÉSAR"
    "autor_email" => "juliobundchenn@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60936
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1006
    "inscrito_id" => 7403
    "titulo" => """
      LEITURA EM REDE: A EFICÁCIA DE ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO\r\n
      LITERÁRIA EM VÁRIOS SUPORTES COMO ESTRATÉGIA DE\r\n
      SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL
      """
    "resumo" => "ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LIVRO DIGITAL, LIVRO FÍSICO, CLUBE DE LEITURA, CLUBE DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7403_07082019140010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIO CÉSAR"
    "autor_email" => "juliobundchenn@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE PROJETO OBJETIVOU INVESTIGAR A EFICÁCIA DA INSERÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM DIVERSOS SUPORTES: O LIVRO FÍSICO E O LIVRO DIGITAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI CONSTITUÍDA POR FASES CONCOMITANTES INICIANDO POR UM DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS PARTICIPANTES E OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. APÓS ESSES LEVANTAMENTOS INICIAIS NOS VOLTAMOS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAL O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA? DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SE APROPRIAM DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS PARA FINS EDUCATIVOS? QUE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ESSES ALUNOS DESENVOLVEM A PARTIR DO USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS? COMO A LITERATURA NO MEIO DIGITAL PODE FAVORECER E AMPLIAR OS NÍVEIS DE LEITURA DOS EDUCANDOS? APÓS ESSA ETAPA, PROCEDEMOS À ANÁLISE DOS DADOS E, ALIANDO-SE PESQUISA AO ENSINO. CRIOU-SE ENTÃO O CLUBE DE LEITURA OS ILUMINADOS DO IFMA/ARAIOSES ONDE EXECUTOU-SE ATIVIDADES DE LEITURA DE OBRAS EM FORMA DE LIVRO FÍSICO E NA VERSÃO E-BOOKS. POR FIM REALIZAMOS NOVA PESQUISA PARA MEDIR SE HOUVE AUMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA POR PARTE DOS PARTICIPANTES DO CLUBE E SE O MESMO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR A COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARTICIPANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.