RESUMO
ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O RECONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CULTURA CAMPESINA DO NORDESTE BRASILEIRO CONTEMPLANDO UMA PROPOSTA CURRICULAR DIFERENCIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS SALAS MULTISSERIADAS, POSSIBILITANDO A ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO A CULTURA DO DISCENTE PARA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DIANTE DA COMPREENSÃO DE QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS, DEVE-SE PONTUAR QUE TODA PRÁTICA PEDAGÓGICA FINDAR-SE NA VISÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR, SENDO POSSÍVEL AFIRMAR QUE A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DEVE SER CONSTRUÍDA A PARTIR DE UMA CULTURA PRODUZIDA POR RELAÇÕES DA REALIDADE E EXISTÊNCIA HUMANA. TÊM-SE COMO FUNDAMENTOS TEÓRICOS AUTORES QUE AUXILIAM NA DISCUSSÃO DA PRÁTICA DOCENTE RELACIONADAS AO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO, COMO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE (2010), MIGUEL ARROYO (2011) E PIRES (2012). UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO. NESTE SENTIDO, ESTUDOU-SE A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO MULTISSERIADAS, RESPONDENDO AS INQUIETAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O QUE ENSINAR E APRENDER NA PROPOSTA CURRICULAR DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CAMPO E DO CAMPO. ESSE ESTUDO TORNOU A REALIZAÇÃO DA PESQUISA DE CAMPO POSSÍVEL, AFERINDO, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO QUE ATENDA A VINCULAÇÃO DA REALIDADE CONFORME A CULTURA DOS DISCENTES DO CAMPO.