Inserir a temática da diversidade étnico-racial na Educação Infantil é um dos maiores desafios no processo de implementação da Lei 10.639/03. Umtrabalho que contemple a diversidade requer, além da formação apropriada, currículo, metodologias e recursos que possam despertar na criança um aprendizado significativo capaz deajudar a criança a ampliar sua visão de mundo no que diz respeito a diversidade. No Brasil, por muitos anos, priorizou-se histórias em que a maioria de seus heróis eram brancos, do mesmo modo os brinquedos e personagens seguiam um padrão de beleza europeizado, quando grande parte da população não corresponde a esse biótipo. Como as crianças tendem a se identificar com seus heróis e heroínas, trazer a diversidade étnica para o ambiente escolar é de fundamental importância para formamos sujeitos que reconhecem e valorizem a sua história, a diversidade racial e cultural brasileira. A Lei 10.639/2003 foi um marco na luta pelo resgate de nossa verdadeira história, e já podemos observar um maior número de obras literárias infantis, brinquedos e livros didáticos que trazem o negro como protagonista ajudando aos pequenos a terem referencias que os ajude a afirmar sua negritude.