RESUMO
A ABORDAGEM SOBRE OS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS TEM COMO INTUITO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA TEMÁTICA QUE NA MAIORIA DAS VEZES APRESENTA UMA GRANDE LACUNA. MUITOS LIVROS DIDÁTICO, ROTULADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO NA VERDADE LIVROS DE CIÊNCIAS QUE ABORDAM A QUESTÃO DA POLUIÇÃO, DA CAMADA DE OZÔNIO, DO EFEITO ESTUFA, ETC., DE UMA FORMA MUITO GENERALIZADA, SEM QUALQUER CONTEXTUALIZAÇÃO. A FALTA DE CONSCIÊNCIA DAS PESSOAS COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE É NOTADA NO AMBIENTE ESCOLAR VISTO QUE ALGUNS MÉTODOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS NÃO ESTÃO ADEQUADOS À REALIDADE. O PRESENTE TRABALHO ANALISARÁ A TEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS, DOS AUTORES: MELHEM ADAS E SÉRGIO ADAS DA EDITORA: MODERNA, DAS SERIES 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, UTILIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SOBRAL - CE. FAZENDO UMA ABORDAGEM CRITICA DOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA. DESSA FORMA, REEDUCARA-SE OS OLHARES PARA UMA APRENDIZAGEM DE SENTIDO E VALORES FOCANDO NA EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO EM CONSTANTE MUDANÇA.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. GEOGRAFIA. LIVRO DIDÁTICO.