O PIBID É UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DIRECIONADOS AOS LICENCIANDOS DURANTE SEUS ESTÁGIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. PROMOVE UMA ARTICULAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS COM A EDUCAÇÃO SUPERIOR, A FIM DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR. EXISTEM VÁRIAS TEORIAS PARA APRENDIZAGEM COLETIVAS, DENTRE ELAS AS RODAS DE CONVERSAS PODEM SER DEFINIDAS COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE GRANDE RELEVÂNCIA, QUE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO COM O PRÓXIMO AO MESMO TEMPO EM QUE FAVORECE A OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS CONCEITOS JÁ FORMADOS DO OUTRO, ATRAVÉS DO DIÁLOGO. OUTRA FERRAMENTA DE PESQUISA, SÃO AS OFICINAS, INSTRUMENTOS DE APERFEIÇOAMENTO DIDÁTICO, ABERTAS E DINÂMICAS, QUE POSSIBILITAM UMA CERTA INOVAÇÃO DOS MEIOS TRADICIONAIS DE ENSINO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS. NAS OFICINAS, OS MEDIADORES TÊM A OPORTUNIDADE DE INTERAGIR COM O GRUPO, TORNANDO A EXPERIÊNCIA MAIS ENRIQUECEDORA, POIS PERMITE COMPARAR EXPERIÊNCIAS DIVERSAS QUE PROPICIAM UMA ABORDAGEM REFLEXIVA. NESTE TRABALHO REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIOS, IDEIAS E EXPECTATIVAS DOS BOLSISTAS A RESPEITO DO PIBID A PARTIR DE RODAS DE CONVERSAS, OFICINAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. A AVALIAÇÃO DESSAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS INTEGRANTES DE DOIS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES PERTENCENTES ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA (QUÍMICA/BIOLOGIA E FÍSICA/MATEMÁTICA) CONFIGURANDO-SE COMO AÇÕES METODOLÓGICAS. A PARTIR DA ANÁLISE DESSES QUESTIONÁRIOS PERCEBEU-SE QUE O DIÁLOGO NAS ATIVIDADES, RODA DE CONVERSA E OFICINA, PROMOVEU O CONTATO ENTRE OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA MELHORANDO ASSIM A ORALIDADE INDIVIDUAL E AMADURECIMENTO DE IDEIAS, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DO PIBID – UNILAB.