OS JOGOS VIRTUAIS EDUCACIONAIS SÃO CONSIDERADOS COMO SENDO UMA ESPÉCIE DE
FERRAMENTA INSTIGANTE PARA OS ALUNOS, PERMITINDO UMA MAIOR DIVERSÃO. COM O ADVENTO DA ERA
DIGITAL TORNOU-SE MAIOR A ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO, POSSIBILITANDO UMA MUDANÇA NA
PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE ESTUDO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FACILITAR O
APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DOS JOGOS VIRTUAIS, ESTIMULANDO A
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS QUESTÕES DO JOGO KAHOOT. A
MESMA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA
LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. UTILIZOU-SE O APLICATIVO KAHOOT PARA A COLETA DE
DADOS, ONDE FOI INSERIDO QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS USANDO AS ALTERNATIVAS DE A À D COM
TRÊS QUESTÕES ERRADAS E SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O JOGO
SE MOSTROU COMO UMA FERRAMENTA FAVORÁVEL PARA SE REFORÇAR OS CONTEÚDOS JÁ VISTOS EM SALA DE
AULA PELO PROFESSOR, O QUAL FAVORECE A CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
ANTERIORMENTE. TAMBÉM FACILITA A INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES, UMA VEZ QUE
COMPARTILHAM SUAS OPINIÕES ACERCA DE QUAL ALTERNATIVA SERIA A CORRETA PARA O CONTEÚDO
ABORDADO. ASSIM, OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O CENÁRIO
EDUCACIONAL DA CONTEMPORANEIDADE, PORÉM É NECESSÁRIO QUE AS TECNOLOGIAS SEJAM USADAS DE
MANEIRA QUE VENHAM A PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ROMPENDO COM OS
PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL.