ESTE TRABALHOU BUSCOU VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PARA ISSO, FORAM TRAÇADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: DE MODO GERAL BUSCOU VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA GARANTIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES; DE MODO ESPECIFICO, BUSCOU-SE AVERIGUAR: 1) O QUE GARANTE AS LEIS EDUCACIONAIS À TÍTULO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS; 2) DE QUE MODO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PODE CONTRIBUIR COM O ENSINO; 3) CONSULTAR QUAIS SÃO AS POLÍTICAS UNIVERSITÁRIA EXIGIDAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPOSIÇÃO DOS RESULTADOS, E PARA TRATATIVA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO. PODE-SE CONCLUIR QUE PROGRAMAS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS FORAM FORMULADAS PARA QUE A QUALIDADE DO ENSINO FOSSE GARANTIDA NA INTEGRIDADE, ESTE TRABALHO VERIFICOU NOS DOCUMENTOS REVISADOS QUE É DE SUMA IMPORTANCIA A RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS, ASSIM COMO OS PLANOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS.