O ESTUDO APRESENTADO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ALEXANDRE LOPES, SEDIADA NA COMUNIDADE RIO VELHO, ZONA RURAL DA CIDADE DE ANGICOS-RN. A PESQUISA FOI BASEADA NOS PRINCÍPIOS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL CITADOS PELA AUTORA WING (2006), COM O OBJETIVO DE RELATAR EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS COM O USO DA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE, NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. UTILIZAMOS COMO BASE O AUTOR LOUREDO (2015) NA QUAL ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLADOS E PLATAFORMAS LIVRES, SOFTWARE E HARDWARES LIVRES FORAM APLICADOS MÉTODOS EM CONJUNTO COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL PEDAGÓGICA PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UM PENSAMENTO CONSTRUTIVO POR MEIO DE FONTES ALTERNATIVAS DA ROBÓTICA ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE MATERIAIS, PROPORCIONANDO ALUNOS AULAS DINÂMICAS, PERMITINDO O CONHECIMENTO LÚDICO SOBRE A ROBÓTICA AOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DA COMUNIDADE. ATRAVÉS DE UM AMBIENTE MAIS DINÂMICO E AGRADÁVEL PARA CONSTRUÇÃO DO SABER, O ESTUDO TEM COMO BASE PESQUISADORES CONTEMPORÂNEOS NA ÁREA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PEDAGÓGICA E NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.