ATUALMENTE, UM DOS PRINCIPIAIS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM ENCONTRADO PARA TRANSMITIR OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, É ENCONTRAR UMA METODOLOGIA QUE POSSA SER TRABALHADA COM SEUS ALUNOS. NA SALA DE AULA, O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO VEM PERDENDO FORÇAS GRAÇAS AS IMPLEMENTAÇÕES DE NOVOS MÉTODOS, COMO: CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), CONSTRUTIVISTA, STEM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA), ENTRE OUTRAS. OS DOCENTES BUSCAM METODOLOGIAS EM QUE TRABALHE A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O CONTEÚDO PROPOSTO DA GRADE CURRICULAR E ASSUNTOS RELACIONADOS AO DIA-A-DIA QUE ENGLOBE OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. É NORTEADO POR ESSA NOÇÃO, QUE O PRESENTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR A ABORDAGEM STEM (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA) COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O FOCO NA INTERDISCIPLINARIDADE. A PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, ONDE O FOCO É ABORDAR O CONTEÚDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CRIAR UMA AULA BASEADA NA METODOLOGIA STEM PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NAS SÉRIES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO ASSOCIAR O ENSINO DE QUÍMICA COM A TECNOLOGIA, ENGENHARIA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. ESPERA-SE COM A APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA UMA FIXAÇÃO MAIOR DO CONTEÚDO, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM GRUPOS, O RACIOCINO LÓGICO E A CRIATIVIDADE.