A PRÁTICA ESCOLAR TEM CONSIGO CONDICIONANTES SOCIOPOLÍTICOS QUE CONFIGURAM DIFERENTES CONCEPÇÕES DE HOMEM E DE SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, DIFERENTES PRESSUPOSTOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, A MESMA DETÉM A RESPONSABILIDADE DE CONSTRUIR E EXECUTAR O SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP). O MESMO COMPREENDE AS DIRETRIZES E AÇÕES DO PROCESSO EDUCATIVO QUE DEVEM SER DESEMPENHADOS PELA ESCOLA, ESTANDO REPRESENTADO NELE À CULTURA DA ESCOLA, IMPREGNADA DE CRENÇAS, VALORES, SIGNIFICADOS, MODOS DE PENSAR E AGIR DAS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DO SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO. DESSA FORMA A ESCOLA DEVE SER DE QUALIDADE SOCIOCULTURAL. E NA EDUCAÇÃO, A QUALIDADE ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE AO BEM-VIVER DE TODA A SOCIEDADE, COMEÇANDO A PARTIR DA COMUNIDADE ESCOLAR. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É CONHECER E INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PPP E TAMBÉM POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, AVERIGUANDO OS DESAFIOS ENFRENTADOS E AS POSSIBILIDADES VISUALIZADAS POR ESTES. FORAM ENTREVISTADOS 5 PROFISSIONAIS E 1 DISCENTE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN, REALIZANDO-SE PERGUNTAS ABERTAS E UTILIZANDO UM GRAVADOR MP4 PARA POSTERIOR TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DAS FALAS. PERCEBEU-SE QUE A COMPREENSÃO QUE OS PROFISSIONAIS TÊM A RESPEITO DO PPP É BASTANTE AMPLA. OS MESMOS APRESENTAM A IDEIA PRINCIPAL DO QUE SEJA ESSA FERRAMENTA, TEM CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TODO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E AINDA QUE O PPP REPRESENTA UM NORTE PARA TODAS AS ATIVIDADES QUE VENHAM A SER DESENVOLVIDAS PELA INSTITUIÇÃO.