A PARTIR DE 2012 A DISCIPLINA DE BIOLOGIA OFERECIDA NO ENSINO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO TEVE UMA REFORMULAÇÃO CURRICULAR PASSANDO A TRABALHAR COM SEIS NÚCLEOS TEMÁTICOS, SENDO UM DELES “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE”, O QUAL É FOCO DESSE TRABALHO. A TEMÁTICA TEM COMO PRINCÍPIO CONSTRUIR CONHECIMENTOS JUNTOS AOS DISCENTES, VIABILIZANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS, A CONTEXTUALIZAÇÃO E TENDO COMO APORTE TEÓRICO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, A QUAL PROCURA PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR E AS QUESTÕES SOCIOCULTURAIS. ESTE TRABALHO É FRUTO DE UM PROJETO DE PESQUISA QUE VISA PROMOVER DIÁLOGO ENTRE O PROFESSOR DE BIOLOGIA, OS ALUNOS DA DISCIPLINA E NUTRICIONISTAS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, DE FORMA A DESCONSTRUIR A VISÃO TRADICIONAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS, QUE TEM SIDO CONSIDERADA DESGASTADA E POUCO ATRATIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA TEÓRICA EMPÍRICA, DESCRITIVA E COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A PESQUISA REVELOU QUE UM CURRÍCULO DIFERENCIADO JUNTO A REALIDADE DO ALUNO, PODEM PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA AMBIENTAL CRÍTICA.