Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES:USO DO SOFTWARE SCRATCH COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO INCENTIVO AS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO.

Palavra-chaves: SCRATCH, PROGRAMAÇÃO, MULHERES, COMPUTAÇÃO, COMPUTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59577
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5290
    "inscrito_id" => 14865
    "titulo" => "COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES:USO DO SOFTWARE SCRATCH COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO INCENTIVO AS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA (CESIT) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), VISANDO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATCH PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO FOCO NO INCENTIVO PARA MULHERES NAS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO. O PROJETO FOI REALIZADO NOS ANOS DE 2018 E 2019 ONDE AS DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DESENVOLVERAM JOGOS EDUCACIONAIS COM A TEMÁTICA DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NO SOFTWARE SCRATCH, ONDE APRESENTARAM SEUS JOGOS NA SEMANA DE INFORMÁTICA DA INSTITUIÇÃO, E COMO RESULTADO SATISFATÓRIO, OBSERVOU-SE NO FINAL DO CURSO O INTERESSE DAS ALUNAS EM INGRESSAR EM ALGUM CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO. ESTE É O RESULTADO QUE O PROJETO OBJETIVA ALCANÇAR E CONTINUAR A INCENTIVAR MAIS ALUNAS A NÃO SE INTIMIDAREM E NEM SE SENTIREM INCAPAZ FRENTE À PROGRAMAÇÃO, MAS POTENCIALIZAR O INTERESSE DAS MESMAS PELA ÁREA DE COMPUTAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SCRATCH, PROGRAMAÇÃO, MULHERES, COMPUTAÇÃO, COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14865_02102019200509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANA LOPES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "CRUZ"
    "autor_email" => "flavi.zurc@gmail.com"
    "autor_ies" => "CESIT-UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59577
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5290
    "inscrito_id" => 14865
    "titulo" => "COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES:USO DO SOFTWARE SCRATCH COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO INCENTIVO AS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA (CESIT) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), VISANDO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATCH PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO FOCO NO INCENTIVO PARA MULHERES NAS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO. O PROJETO FOI REALIZADO NOS ANOS DE 2018 E 2019 ONDE AS DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DESENVOLVERAM JOGOS EDUCACIONAIS COM A TEMÁTICA DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NO SOFTWARE SCRATCH, ONDE APRESENTARAM SEUS JOGOS NA SEMANA DE INFORMÁTICA DA INSTITUIÇÃO, E COMO RESULTADO SATISFATÓRIO, OBSERVOU-SE NO FINAL DO CURSO O INTERESSE DAS ALUNAS EM INGRESSAR EM ALGUM CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO. ESTE É O RESULTADO QUE O PROJETO OBJETIVA ALCANÇAR E CONTINUAR A INCENTIVAR MAIS ALUNAS A NÃO SE INTIMIDAREM E NEM SE SENTIREM INCAPAZ FRENTE À PROGRAMAÇÃO, MAS POTENCIALIZAR O INTERESSE DAS MESMAS PELA ÁREA DE COMPUTAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SCRATCH, PROGRAMAÇÃO, MULHERES, COMPUTAÇÃO, COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14865_02102019200509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANA LOPES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "CRUZ"
    "autor_email" => "flavi.zurc@gmail.com"
    "autor_ies" => "CESIT-UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA (CESIT) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), VISANDO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATCH PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO COMO FOCO NO INCENTIVO PARA MULHERES NAS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO. O PROJETO FOI REALIZADO NOS ANOS DE 2018 E 2019 ONDE AS DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DESENVOLVERAM JOGOS EDUCACIONAIS COM A TEMÁTICA DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NO SOFTWARE SCRATCH, ONDE APRESENTARAM SEUS JOGOS NA SEMANA DE INFORMÁTICA DA INSTITUIÇÃO, E COMO RESULTADO SATISFATÓRIO, OBSERVOU-SE NO FINAL DO CURSO O INTERESSE DAS ALUNAS EM INGRESSAR EM ALGUM CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO. ESTE É O RESULTADO QUE O PROJETO OBJETIVA ALCANÇAR E CONTINUAR A INCENTIVAR MAIS ALUNAS A NÃO SE INTIMIDAREM E NEM SE SENTIREM INCAPAZ FRENTE À PROGRAMAÇÃO, MAS POTENCIALIZAR O INTERESSE DAS MESMAS PELA ÁREA DE COMPUTAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.