ESTE ARTIGO TRATA DE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA RELATIVA AO CONCEITO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO, UMA DAS SETE ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO CAMPO DE CONHECIMENTO RECÉM-CONSOLIDADO EDUCOMUNICAÇÃO. A EDUCOMUNICAÇÃO SURGE NA INTERSECÇÃO DAS ÁREAS EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS FRENÉTICAS MUDANÇAS OCASIONADAS, NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. PARA FAZER ESTE ESTUDO FOI NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE O TERMO “MEDIAÇÃO”, QUE JÁ FOI ESTUDADO TANTO NA EDUCAÇÃO, POR VYGOSTSKI; OLIVEIRA (2010), FEURESTEIN (1998); QUANTO NA COMUNICAÇÃO, POR SIGNATES (1998); MARTIN-BARBERO (2003); MARTIN SERRADO (1973); WOTTIRICH, SILVA E RONSINI (2009). FOI NECESSÁRIO TAMBÉM CONTEXTUALIZAR A FORMAÇÃO DO CAMPO EDUCOMUNICAÇÃO E DA ÁREA DE INTERVENÇÃO EM QUESTÃO, PARA ISSO NOS EMBASAMOS EM SOARES (2000), ALMEIDA (2016), LEVY (1999), HALL (2006). ESTA PESQUISA CONTRIBUI PARA UMA MAIOR CONSOLIDAÇÃO DESTA ÁREA DE INTERVENÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, DO CAMPO DE CONHECIMENTO COMO UM TODO, DE MODO A RESPALDAR FUTURAS PESQUISAS NAS ÁREAS DA EDUCOMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DEMAIS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS OU CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS QUE PERPASSEM ESTA DISCUSSÃO.