Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E APRENDIZAGEM INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, APRENDIZAGEM INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A COGNIÇÃO É UMA FUNÇÃO PSICOLÓGICA ATUANTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, É A MANEIRA COMO O CÉREBRO PERCEBE, APRENDE, PENSA E RECORDA DETERMINADO CONHECIMENTO QUE É CAPTADO PELOS SENTIDOS. CONSIDERADA ASPECTO FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, SUA ESTIMULAÇÃO TRAZ EFEITOS BENÉFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL. TRATA-SE DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA, REALIZADA NO MÊS DE JULHO DE 2019, ATRAVÉS DO PORTAL DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). FORAM EMPREGADOS OS DESCRITORES: ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM INFANTIL E ESCOLA, FORAM ENCONTRADOS 131 ARTIGOS SENDO SELECIONADOS 6 PARA COMPOR ESTE ESTUDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESEMPENHO ESCOLAR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS, BEM COMO O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR COMO FACILITADOR DE INTERVENÇÕES E A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM SUA FORMAÇÃO PARA QUE POSSA EXECUTÁ-LAS COERENTEMENTE DE ACORDO COM O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA, RESPEITANDO SUA IDADE E SUAS SINGULARIDADES, ALÉM DE ATUAR EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA E COM DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE A CRIANÇA POSSA SE BENEFICIAR DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E COM QUALIDADE.

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