O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS INOVAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EXIGEM DO PROFESSOR UMA REDEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOBRETUDO RELACIONADAS AOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIANTE DISTO, REALIZAMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: QUAIS SÃO OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? CONSIDERANDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PESQUISA TEMOS: ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E COMPREENDER QUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PERMEIAM A AÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA NO QUAL REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO E APLICAMOS ENTREVISTA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES ARTICULANDO A PESQUISA AS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: FERREIRO (2000), SOARES (1998, 2000, 2003,2004), MORTATTI (2006) ETC. COMPREENDEMOS QUE A
TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM MOMENTO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO LETRAMENTO DO EDUCANDO. NESTE CASO, ENTENDER OS PROCESSOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS DA AÇÃO DE DOCENTES ALFABETIZADORES É O CAMINHO INICIAL PARA APREENDERMOS A DINÂMICA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.