SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
0 of 0"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 62573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4722 "inscrito_id" => 14209 "titulo" => """ SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS NOS\r\n ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS INOVAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EXIGEM DO PROFESSOR UMA REDEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOBRETUDO RELACIONADAS AOS\r\n ◀O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO ▶ ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIANTE DISTO, REALIZAMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: QUAIS SÃO OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? CONSIDERANDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PESQUISA TEMOS: ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E COMPREENDER QUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PERMEIAM A AÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA NO QUAL REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO E APLICAMOS ENTREVISTA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES ARTICULANDO A PESQUISA AS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: FERREIRO (2000), SOARES (1998, 2000, 2003,2004), MORTATTI (2006) ETC. COMPREENDEMOS QUE A\r\n ◀ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIANTE DISTO, REALIZAMOS A SEGUINTE QUESTÃO ▶ TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM MOMENTO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO LETRAMENTO DO EDUCANDO. NESTE CASO, ENTENDER OS PROCESSOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS DA AÇÃO DE DOCENTES ALFABETIZADORES É O CAMINHO INICIAL PARA APREENDERMOS A DINÂMICA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ◀TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM MOMENTO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO LE ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID14209_26092019220708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "MICHAEL GABRIEL" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - FAESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 62573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4722 "inscrito_id" => 14209 "titulo" => """ SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS NOS\r\n ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS INOVAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EXIGEM DO PROFESSOR UMA REDEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOBRETUDO RELACIONADAS AOS\r\n ◀O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO ▶ ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIANTE DISTO, REALIZAMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: QUAIS SÃO OS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES QUE POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? CONSIDERANDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PESQUISA TEMOS: ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E COMPREENDER QUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PERMEIAM A AÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA NO QUAL REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO E APLICAMOS ENTREVISTA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES ARTICULANDO A PESQUISA AS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: FERREIRO (2000), SOARES (1998, 2000, 2003,2004), MORTATTI (2006) ETC. COMPREENDEMOS QUE A\r\n ◀ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIANTE DISTO, REALIZAMOS A SEGUINTE QUESTÃO ▶ TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM MOMENTO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO LETRAMENTO DO EDUCANDO. NESTE CASO, ENTENDER OS PROCESSOS CONCEITUAIS E PRÁTICOS DA AÇÃO DE DOCENTES ALFABETIZADORES É O CAMINHO INICIAL PARA APREENDERMOS A DINÂMICA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ◀TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM MOMENTO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO LE ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID14209_26092019220708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GABRIEL DUARTE MORAES" "autor_nome_curto" => "MICHAEL GABRIEL" "autor_email" => "michaelgabriel1974@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - FAESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }