TÊM-SE OBSERVADO, NOS ÚLTIMOS ANOS, UMA CRESCENTE BUSCA POR METODOLOGIAS INOVADORAS E EFICAZES, QUE POSSIBILITEM UMA MAIOR DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES, DE MODO QUE ESTAS POSSAM TRANSPASSAR OS LIMITES DA SALA DE AULA, TORNANDO O ENSINO MAIS ATRATIVO. CONSIDERA-SE QUE OS MODELOS TRIDIMENSIONAIS SÃO FERRAMENTAS VALIOSAS, QUE PODEM CONTRIBUIR EFICAZMENTE PARA O APRENDIZADO EM HISTOLOGIA, ASSIM COMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM BIOLOGIA, UMA VEZ QUE ESSES RECURSOS POSSIBILITAM A APROXIMAÇÃO DE ESTRUTURAS OBSERVADAS NAS LAMINAS HISTOLÓGICAS, AO OBJETO REAL. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ESTÁ NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS EM HISTOLOGIA, POR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, ACERCA DE DIFERENTES TECIDOS HISTOLÓGICOS. PARA ISSO, ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO CEARÁ FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS, A FIM DE CONSTRUIR MODELOS REFERENTES AOS TECIDOS EPITELIAL, ADIPOSO, CARTILAGINOSO, CONJUNTIVO (FROUXO), NERVOSO, SANGUÍNEO, ÓSSEO E MUSCULAR. ALÉM DISSO, OS ALUNOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO DE 4 QUESTÕES, QUE ABORDOU A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MODELOS, COMO AUXÍLIO NO APRENDIZADO EM HISTOLOGIA. A ANÁLISE DOS GRÁFICOS, REFERENTES AO QUESTIONÁRIO, MOSTROU QUE OS ALUNOS CONSIDERAM IMPORTANTE A UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA, PARA CONFIRMAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE A AULA PRÁTICA, E AFIRMARAM SER UM RECURSO PERTINENTE, PODENDO, INCLUSIVE, SER APLICADO EM OUTRAS DISCIPLINAS. PODE-SE CONCLUIR QUE OS DISCENTES DE GRADUAÇÃO DESENVOLVERAM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, QUE CERTAMENTE CONTRIBUIRÃO PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO NAS DEMAIS DISCIPLINAS. OS LICENCIANDOS UTILIZARÃO DESSA APTIDÃO PARA UMA BOA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALÉM DA OPORTUNIDADE DE UTILIZAR FERRAMENTA ALTERNATIVA VIÁVEL, IMPORTANTE PARA A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.