DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59859 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR" "resumo" => "DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, DANÇAS URBANAS, PRÁTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10404_16082019002314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCYARA DA SILVA COELHO" "autor_nome_curto" => "JUCYARA COELHO" "autor_email" => "jucyaracoelho@gmail.com" "autor_ies" => "FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59859 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DANÇA ESCOLAR" "resumo" => "DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, DANÇAS URBANAS, PRÁTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10404_16082019002314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCYARA DA SILVA COELHO" "autor_nome_curto" => "JUCYARA COELHO" "autor_email" => "jucyaracoelho@gmail.com" "autor_ies" => "FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }