DIANTE DE UM CENÁRIO DE TANTAS EXIGÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO EM UM UNIVERSO GLOBALIZADO, BUSCAR METODOLOGIAS E ABORDAGENS QUE INFLUENCIAM AS MELHORIAS DAS CAPACITAÇÕES NO MODELO EDUCACIONAL, TORNOU-SE ALGO IMPRESCINDÍVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE AS REFLEXÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E COREOGRÁFICAS DAS DANÇAS URBANAS. PROCUROU-SE EVIDENCIAR A INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING (DT) ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA DANDO UMA NOVA ROUPAGEM AO MODELO TRADICIONAL E TECNICISTA AINDA TÃO EVIDENCIADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTA FORMA, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM GRUPOS AFINS E ORIENTADOS A SEGUIREM UM ROTEIRO PROPOSTO PELA PROFESSORA PARA QUE FOSSE NORTEADA A PESQUISA. O ROTEIRO FOI INTENCIONALMENTE BASEADO NAS FASES ESTRUTURADAS PELA ABORDAGEM DO DT (DESCOBERTA, INTERPRETAÇÃO, IDEAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E EVOLUÇÃO). ONDE OS ALUNOS FORAM DIRECIONADOS A PESQUISAREM OS TIPOS DE DANÇA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS. COMO RESULTADO DESTA AÇÃO, FOI OBSERVADO UM MAIOR ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DESDE A EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS, NO QUAL FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES DE VÁRIAS TEMÁTICAS, ATÉ A COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS. QUEBRANDO DESTA FORMA, A REJEIÇÃO MUITAS VEZES EVIDENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANDO O CONTEÚDO SE REFERE À DANÇA. FINALMENTE, O PONTO ALTO DESTA EXPERIÊNCIA FOI À ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS E APRESENTAÇÃO PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR.