A BUSCA POR UM CURRÍCULO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DE DETERMINADA COMUNIDADE ESCOLAR DEVE ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADA COM O COTIDIANO DESTE AMBIENTE, ONDE SEJAM PRINCIPALMENTE CONSIDERADOS OS ASPECTOS DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES. NO ENTANTO, A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ESCOLAR NESTA PERSPECTIVA NÃO PARECE UMA TAREFA SIMPLES, SOBRETUDO QUANDO CONSIDERADA A REALIDADE DE ALGUMAS ESCOLAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR (A) DE GEOGRAFIA EM ALINHAR O CURRÍCULO ÀS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OBJETIVA-SE EXPLORAR AS VIVÊNCIAS ADVINDAS DO DESENVOLVIMENTO DAS FASES DE AMBIENTAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO ÂMBITO DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, EM QUE, COM BASE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR, PÔDE SER OBSERVADA A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA E AUTONOMIA DOCENTE EM SELECIONAR OS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO, POR EXEMPLO, HÁ UMA REDUÇÃO NA CARGA HORÁRIA E ALGUNS ASSUNTOS PRECISAM SER PRIORIZADOS. ASSIM, A PARTIR DESTE TRABALHO, ESPERA-SE PROMOVER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA GEOGRAFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR, ASPECTO ESTE INDISPENSÁVEL, POIS NO SEU ESCOPO TEÓRICO E METODOLÓGICO, A REFERIDA DISCIPLINA ABARCA CONTEÚDOS QUE SE INTERCONECTAM COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA. PARA TANTO, É PRECISO UMA ANÁLISE DE COMO PODEM SER FEITAS A ESCOLHA E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA, NUMA PERSPECTIVA QUE INTER-RELACIONE CURRÍCULO INTEGRADOR E PRÁXIS PEDAGÓGICA.