O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO.