O PRESENTE ARTIGO TEM COMO TEMA DE INVESTIGAÇÃO A RELAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES FAMÍLIA X ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE, AO CONSIDERAR A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIOCULTURAL, ISTO É, SIGNIFICA COMPREENDÊ-LA NA ÓTICA DA CULTURA, QUE LEVA EM CONTA A DIMENSÃO DO DINAMISMO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E POLÍTICO. NESSE CONTEXTO, ALUNOS E PROFESSORES JUNTAMENTE ÀS FAMÍLIAS SÃO SERES HUMANOS CONCRETOS, SUJEITOS SOCIAIS E HISTÓRICOS PRESENTES NA HISTÓRIA. PORTANTO, ANALISAR O TEMA PROPOSTO É RESGATAR O PAPEL DOS SUJEITOS NA TRAMA SOCIAL QUE A CONSTITUI. DESSE MODO, ESTE ESTUDO VISA APRESENTAR UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DAS INÚMERAS TRANSFORMAÇÕES QUE VÊM OCORRENDO AO LONGO DO TEMPO NAS INSTITUIÇÕES: FAMÍLIA E ESCOLA, NO BOJO DA MODERNIDADE, ASSIM ACABAM POR INTERFERIR NA DINÂMICA ESCOLAR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO FUNDAMENTANDO, SOBRETUDO EM NOGUEIRA (2006), BODGAN (1994) E BIKLEN (1994). DIANTE DISSO, É EVIDENTE A NECESSIDADE E OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA PARA O SUCESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, ALÉM DE RESSALTAR OS MARCOS LEGAIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO ESCOLAR, COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB 9.394/96) E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA).