O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A UTILIZAÇÃO DOS MANGÁS COMO PRÁTICA METODOLÓGICA EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES DO IFRN CAMPUS MACAU. A PROPOSTA SURGIU NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO FIZEMOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM SITES, REVISTAS, DISERTAÇÕES E ARTIGOS RELACIONADOS Á NOSSA TEMÁTICA E ABORDAGEM QUALITAIVA. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS CONTENDO SETE PERGUNTAS. AO ANALISAR O QUESTIONARIO CONSTATAMOS QUE POUCOS PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO UTILIZAM OU JA UTILIZARAM OS MANGÁS EM SALA DE AULA, 62,5 % DEMOSTRARAM CONHECER OS MANGÁS E 36,5DESCONHECEM QUE OS MANGÁS PODEM SIM SER UTILIZADOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA TORNANDO-SE MAIS DIDÁTICOS, ALGUNS RELATARAM QUE PARA SE UTILIZAR PRECISAM TER SEGURANÇA E OBSERVAR SE O CONTEÚDO PODE ENCAIXAR EM DETERMINADAS AULAS. OS PROFESSORES QUE DISSERAM CONHECER OS MANGÁS CITARAM ALGUNS NA ENTREVISTA COMO, ONE PEICE, RUREUNI KENSHIN, CAVALEIROS DO ZODÍADCO, DEATH NOTE, AKIRA, LOBO SOLITÁRIO, TATUAGEM, IM YOSHA, DRAGON BOLL , GEN-PÉS DESCALÇOS E POKEMÓN. 30% REPRESENTOU O MAIS CITADO PELO CORPO DOCENTE FORA "CAVALEIRO DO ZODIACO".PORTANTO,O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI CUMPRIDO DE FORMA SATISFATÓRIA VISANDO SABER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. COM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PUDEMOS CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR MAIS SOBRE ESSES ASSUNTOS. QUE O NOSSO TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA, QUE AMESMA POSSA ESTÁ SEMPRE BUSCANDO NOVAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM.