NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LEITURA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM MUNDO NOVO E DESCONHECIDO PARA AS CRIANÇAS, TRAZENDO-LHES COMO RESULTADO O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E O RECONHECIMENTO DA ESCRITA. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE COMO A LITERATURA DEVE SER TRABALHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPLICITANDO A IMPORTÂNCIA DE CONTAR, RECONTAR E LER HISTÓRIAS PARA A CRIANÇA PEQUENA, BEM COMO OS LIVROS ADEQUADOS PARA CADA FAIXA ETÁRIA. EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS ESCLARECIDOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO, OPTOU-SE PELA UTILIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM OBRAS DE ESTUDIOSOS RENOMADOS NO ASSUNTO, TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES: CUNHA (1968), COELHO (1991), AMARILHA (1997), BONNAFÉ (2001). A PARTIR DESSE ESTUDO, ENTENDE-SE QUE PARA GOSTAR DE LER A CRIANÇA DEVE EXPERIMENTAR E ENTRAR EM CONTATO COM O LIVRO DESDE CEDO; A LITERATURA DEVE SER APRESENTADA DE MANEIRA FÁCIL E AGRADÁVEL. O ESPAÇO E O TEMPO PARA A LITERATURA NA ESCOLA DEVEM SER PLANEJADOS CUIDADOSAMENTE, COM OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS CLARAS.