O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA.