PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62326 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3858 "inscrito_id" => 4325 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA" "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID4325_25092019142631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIANE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josianeoliveira2014.com@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62326 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3858 "inscrito_id" => 4325 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA" "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID4325_25092019142631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIANE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josianeoliveira2014.com@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }