O CONSTANTE AVANÇO DAS EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS COLOCA-SE COMO UM DESAFIO DIÁRIO PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, E EM ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PERTENCENTES A UMA GERAÇÃO QUE ABSORVEU COM NATURALIDADE ESSE DESENVOLVIMENTO, CONFRONTA-SE COM A ADAPTAÇÃO A PASSOS LENTOS DOS MÉTODOS DE ENSINO. DIANTE DESSE CENÁRIO, O ESTUDO DA LINGUÍSTICA SEGUE BUSCANDO ASSIMILAR OS NOVOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E O SURGIMENTO DE LINGUAGENS ESPECÍFICAS DO MEIO (REDES SOCIAIS). PARA EDUCADORES, HÁ DÚVIDAS SOBRE ATÉ ONDE É ACEITÁVEL O COLOQUIALISMO E HÁ URGÊNCIA EM SE FAZER ENTENDER NAS PONDERAÇÕES. PARA EDUCANDOS, HÁ DIFICULDADES DE DESPRENDER-SE DA LINGUAGEM ESCRITA NÃO CONCEITUAL QUE COSTUMAM USAR COTIDIANAMENTE. NO PRESENTE ESTUDO, BUSCA-SE APRESENTAR A INTERNET (E O EMARANHADO DE RELAÇÕES QUE ELA PROPORCIONA) COMO MOTIVADORA DE UMA REVOLUÇÃO NA ESCRITA. PRETENDE-SE DISCORRER SOBRE A DIMENSÃO DA INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE INTERAÇÃO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, MAIS ESPECIFICAMENTE DA ESCRITA UTILIZADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA FORMAL. OUTROSSIM, É POSSÍVEL DESTACAR A MODERNIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM A INCORPORAÇÃO DE ELEMENTOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, NA BUSCA DE DINAMIZAR A EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA, TORNANDO O DEBATE ACERCA DA TEMÁTICA MAIS ATRAENTE PARA O PÚBLICO REFERIDO. PROPÕE-SE, A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO, A COMPREENSÃO DOS RECURSOS DAS INTERAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO FACILITADORES NA EDUCAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL, DIRECIONANDO AS PROPRIEDADES TEXTUAIS DESSA LINGUAGEM DE USO ESPECÍFICO. CONCLUI-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA DIDÁTICA DE ENSINO QUE CONTEMPLE A CONSTRUÇÃO DO TEXTO INTERATIVO UTILIZADO NAS REDES SOCIAIS.